Je ne suis pas Charlie

Observação: Não sou adepta do islamismo, não sou extremista, muito menos defendo qualquer tipo de ataque terrorista, estou apenas usufruindo da minha liberdade de expressão. 
   
   Muitos que leem o título do post, provavelmente devem estar estranhando ou fazendo qualquer comentário pejorativo ou qualquer outra manifestação (caso você esteja perguntando qual a tradução,"Eu não sou Charlie"), quero deixar bem explícito, minha intenção neste texto é falar sobre a liberdade de expressão e não defender os atos cruéis ocorridos na França. 
   Recentemente, em todos os meios de comunicação fomos noticiados com ataques terroristas que ocorrem em Paris, França contra os cartunistas que trabalhavam na empresa Charlie Hebdo - um famoso jornal satírico do país, era/é bastante conhecido por criar charges com humor pesado utilizando líderes religiosos (os principais alvos foram os católicos e islâmicos). Logo após o ocorrido, começaram os protestos "Je suis Charlie" pelo mundo, pedindo pela liberdade de expressão.
   A mídia começou a noticiar os ataques de forma manipuladora, nos induzindo a pensar "todos os islâmicos são terroristas", "eles têm que sofrer uma punição severa", todavia eles querem que nós acreditemos em uma mentira, porque nem todo islâmico é terrorista, nem todo islâmico é assassino, nem todo islâmico quer destruir o mundo e a ideia que a mídia nos transmite é muito generalizada.
  Os islâmicos que começaram os ataques terroristas são os chamados de extremistas (aqueles que seguem fielmente o Alcorão, possuem um enorme respeito por Maomé que nenhum ator pode representa-lo), sentiram-se tão ofendidos que resolveram matar os cartunistas - na religião deles, eles acreditam que podem matar ou fazer qualquer outra coisa para defender Moisés.
   Outro fato que não posso deixar de comentar é, o jornal francês Charlie Hebdo não é totalmente vítima, vamos concordar que, o jornal satírico provocou ao publicar as charges de humor ácido falando a respeito de Maomé (muitos agora devem estar falando, era um jornal satírico e era isso que ele fazia, ele não tem culpa nenhuma, liberdade de expressão), entretanto não esqueçamos que não foi somente uma charge mas sim, várias. Não estou dizendo que eles não podem fazer piadas, claro que eles podem, entretanto, na minha visão eles ultrapassaram os limites, desrespeitaram as religiões (não estou defendendo nenhuma religião) e os fiéis. 
   O jornal Charlie Hebdo funcionava em um local escondido, ninguém sabia a localização e isso é muito suspeito, pois vamos parar para refletir, porquê eles faziam charges pesadas, publicavam e escondiam-se? Por acaso eles sabiam o que podia acontecer? Não é a toa que o jornal responde a vários processos. Possivelmente eles sabiam que em algum momento uma tragédia acabaria ocorrendo, as mortes que aconteceram foram realmente chocantes, nada justifica o fato de um ser humano ir matar outro por uma piada, o que faltou foi respeito pelo próximo de ambos.
   Um outro acontecimento que surpreendeu-me foi o caso do humorista francês Dieudonnè ao postar em sua rede social a frase " Je suis Charlie Coulibaly" (ou algo parecido) e ele acabou sendo detido com acusação de que estava fazendo "apologia ao terrorismo", porém não passou de uma piada, porém teve uma repercussão totalmente negativa, mas, ele apenas exerceu sua liberdade de expressão e foi preso e julgado por isso, agora eu faço uma pergunta, cadê todos aqueles que estavam lutando pela liberdade de se expressar? Cadê todos os que declararam "Je suis Charlie"?

0 comentários:

Postar um comentário